Belém: transformações na ordem urbana
Esta obra reúne pesquisadores de diversas áreas e grupos de pesquisa mobilizados pelo Núcleo Belém do Observatório das Metrópoles para compreender Belém e sua Região Metropolitana tanto como metrópole amazônica quanto como variante do processo metropolitano brasileiro.
A inserção secular de Belém como metrópole regional na Amazônia é algo que acrescenta desafios analíticos para uma análise da formação ou da evolução das funções da RMB. Essa condição foi fortalecida pelo projeto de integração nacional, através da indução dessa RM nos anos 1970, mas não foi criada por ele. Os impactos sociais, econômicos e ambientais do processo de integração da Amazônia ao país na Amazônia Oriental foram intensos e tanto alteraram a área de influência e as funções da RMB quanto sua composição e organização espacial. Desta forma, o livro apresenta olhares em diversas escalas para oferecer ao leitor uma compreensão de como nesta RM as dinâmicas tradicionais e modernas se misturam.
O livro conta com onze capítulos estruturados em duas partes, a primeira dá ênfase na formação e inserção regional da RMB, explorando diversas escalas, e seus aspectos demográficos e econômicos. A segunda analisa padrões sócio espaciais detectados através das categorias sócio-ocupacionais trabalhadas de forma comparativa pelo Observatório das Metrópoles e suas relações com políticas públicas (habitação, trabalho, educação, gestão).
Tal percurso abrange quarenta anos e revela ao leitor estratégias de inclusão históricas, assim como explicita as tendências recentes de exclusão, associadas a uma nova fase do capitalismo, que se apropria cada vez mais das cidades por meio da atuação do setor imobiliário.